Acordo de cooperação técnica vai fortalecer a área de tecnologia da informação em Minas

Parceria foi firmada entre a Sede e a Assespro-MG; trabalhos terão duração de até dois anos

O setor de tecnologia da informação (TI) de Minas Gerais será fortalecido com um acordo de cooperação mútua que visa identificar os gargalos, buscar soluções e criar meios para estimular a inovação, fomentar as empresas do setor já instaladas no Estado e atrair novas. O acordo, assinado nesta semana, foi firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG).

De acordo com o presidente da Assespro-MG, Fernando Santos, o acordo de cooperação mútua é importante para o fortalecimento e desenvolvimento do setor de tecnologia da informação de Minas Gerais. Os trabalhos terão duração de até dois anos. 

As iniciativas já estão em curso, sendo o primeiro passo a criação de um grupo reunindo representantes do governo, da iniciativa privada e da academia. Este grupo, fará um diagnóstico dos gargalos e potenciais do setor. Com as informações, serão várias as ações a serem desenvolvidas para alavancar o setor de TI.   

“Por meio desse acordo, vamos subsidiar o governo com informações para criar um ambiente mais propício para a atração de empresas de tecnologia para o Estado. A partir disso, será estruturado um guarda-chuva de ações, desde a formação de mão de obra ao monitoramento das principais dores do setor de tecnologia e das empresas de base tecnológica em Minas”.

Ainda conforme Santos, a ideia de tornar o ambiente favorável para os negócios das empresas de base tecnológica é importante para o fortalecimento tanto das já instaladas no Estado quanto para atrair mais empresas para instalarem plantas no Estado.

Além disso, será importante para incentivar o desenvolvimento de inovações. O resultado, além de favorecer as empresas privadas, impactam de forma positiva na maior arrecadação do governo estadual, na geração de empregos, renda e desenvolvimento da sociedade.

“Ao criar um ambiente muito favorável para as empresas de base tecnológica há ganhos em várias partes. Com o setor de tecnologia fortalecido há maior geração de renda e de empregos. Outro ponto importante é deixar Minas Gerais na vanguarda com empresas bem sólidas de base tecnológica”.

Conforme Santos, o projeto do acordo de cooperação mútua dará continuidade ao trabalho que o governo de Minas Gerais desenvolveu nos últimos anos, que busca tornar o ambiente estadual mais favorável para os negócios e também para a atração de empresas. A parceria firmada com a Assespro MG vai direcionar ações para que isso ocorra focado no setor de tecnologia da informação. 

“O governo já tem feito um trabalho para melhorar o ambiente de negócios, mas esse acordo é um dos primeiros com uma associação. Isso mostra que as entidades privadas podem ser um ponto de apoio para o governo ao levar as dores do mercado, ajudando o governo a direcionar as políticas”.

FONTE: diariodocomercio.com.br

OUTRAS NOTÍCIAS